Resenha Guerra dos Mil Povos de Víktor Waewell
“Guerra dos Mil Povos”, um épico durante a nossa maior revolta indígena, é uma obra de ficção histórica escrita de forma magistral por Viktor Waewell.
Com aventuras épicas e batalhas intensas, o autor transporta o leitor para o Brasil colonial, e destaca a cultura indígena brasileira através de uma pesquisa meticulosa e personagens cativantes.
Características de Guerra dos Mil Povos
- Escrito por: Víktor Waewell
- Editora: Víktor Waewell
- Edição: Outubro/2023
- 512 Páginas
- Disponível no Kindle Unlimited
“Ele sonhara com uma vida de paz. Encontrou um continente em ebulição.”
Sinopse
Terra do Pau-Brasil ou simplesmente Brasil, 1555. As vidas de dois portugueses tentando esquecer fantasmas passados se unem a de dois irmãos indígenas que fazem de tudo para conter o avanço dos fidalgos sobre suas terras e a escravização de seus amigos. Beirando um grande conflito, apenas a união dos povos indígenas poderá frear o ímpeto dos fidalgos…
Resenha Guerra dos Mil Povos
Um trabalho absurdo de Viktor Waewell! Ficção histórica repleta de aventuras e batalhas, enquanto o leitor recebe uma aula sobre o Brasil e a cultura indígena.
Já quero falar logo de cara do trabalho de pesquisa do autor. Eu (infelizmente) conheço pouco dos povos abordados, mas fica nítido o empenho do Viktor em apresentar diversos locais, expressões e até o dia a dia de várias tribos.
A ambientação da história é muito bem feita, com descrições detalhadas, permitindo uma clara imaginação do que está acontecendo na cena, principalmente quando ocorrem batalhas. Inclusive, tem pelo menos umas três que são de tirar o fôlego e uma delas, ocorrendo já no início do livro, por volta da página 50.
Temos quatro protagonistas: Afonso, Aiyra, Kaiyke e Heloísa.
Afonso, um guerreiro português que carrega em suas costas a morte de diversos inocentes, inclusive mulheres e crianças, chega ao Brasil tentando uma nova vida. Heloísa, também portuguesa, chega junto de Afonso, largando uma vida de prostituição para também ter uma vida nova nestas terras.
Aiyra e Kaiyke, são irmãos gêmeos, jovens e corajosos tupinambás que acabam por se envolver num conflito muito maior do que o esperado.
Afonso,Aiyra e Kaiyke são ótimos personagens, trazendo os melhores momentos do livro, com um desenvolvimento interessantíssimo e sendo carismáticos, com destaque para Aiyra, que domina vários momentos da história com a sua inteligência e coragem.
A jornada da personagem Heloísa, acaba se tornando a parte menos interessante da obra. Foram os trechos dela os que menos me empolgaram e que quebram o ritmo da leitura. Mesmo assim, a conclusão da jornada dela é satisfatória e traz uma cena brutal.
O vilão da trama, é sem sombra de dúvidas, o padre Alexandre, um homem que tem um plano maligno para doutrinar os indígenas e depois exterminar todos que não quiserem se submeter aos caprichos da “Santa Igreja” e do rei português. Esse cara é um monstro!
Foi um excelente personagem para odiar com todas as forças. Sebastião, um templário e aliado do padre, é outro que eu colocaria na prateleira de vilão. É um bom personagem, mesmo que não apareça tanto.
A trama se passa no eixo Rio-São Paulo, e gostei bastante de como os personagens fictícios interagem com pessoas que existiram de verdade, de ambos os lados do conflito, bem como são inseridos em momentos históricos, mostrando a profundidade do nível de pesquisa do autor e a sua habilidade em misturar realidade com ficção.
Pontos Positivos:
- Ambientação;
- Descrição das batalhas;
- Nível alto de pesquisa do autor;
- Representação da cultura indígena;
Pontos Negativos:
- A jornada da Heloísa não empolga tanto quanto a dos outros protagonistas;
Livro Guerra dos Mil Povos, vale a leitura?
Com certeza! Uma obra nacional escrita com carinho, empenho e muita pesquisa, tratando de uma época que o povo brasileiro deveria dar mais destaque e ter mais respeito.
Achei a jornada dos personagens muito bem desenvolvida e a trama consegue empolgar na grande maioria dos momentos, com batalhas bem descritas e várias viagens por diversas locações. Um livro que todo leitor brasileiro deveria dar uma chance!!
⭐ Nota: 9,5
Curiosidades
“Guerra dos Mil Povos”, aborda a Confederação dos Tamoios, uma das maiores e menos conhecidas revoltas indígenas do Brasil. O autor realizou uma extensa pesquisa, consultando documentos históricos e trabalhando com historiadores para garantir a precisão dos eventos retratados.
Em entrevista ao blog Luca Moreira, Viktor afirma que foram mais de dois meses de trabalho de campo:
Eu sou rigoroso com a parte histórica, até porque sei que trato de temas sensíveis. Por isso, gosto de me certificar do que estou fazendo. Só de trabalho de campo, foram mais de dois meses, visitando cada locação da obra. É até engraçado, porque o meu primeiro livro se passa em Pernambuco e muitos pernambucanos acham que sou um escritor local, dado o detalhamento das descrições geográficas.
Entrevista com Víktor Waewell
Waewell destaca-se por seu rigor acadêmico e habilidade em combinar história e ficção, como já demonstrado em seu livro anterior, o romance histórico “Novo Mundo em Chamas“, semifinalista do prêmio Oceanos 2021.
Antes de você ir…
Selecionamos alguns artigos que podem te interessar, confira:
Comentários