Antes de qualquer coisa, vale dizer: O Ladrão de Raios é o tipo de livro que conquista rápido. Rick Riordan consegue pegar a mitologia grega e transformá-la em algo acessível, engraçado e cheio de ação.
É o primeiro volume da série Percy Jackson e os Olimpianos, e cumpre muito bem o papel de apresentar esse universo de forma divertida e empolgante.
Características de O Ladrão de Raios
- Autor: Rick Riordan
- Tradução: Ricardo Gouveia
- Nº de Páginas: 400
- Editora: Intrínseca
“Ser um meio-sangue é perigoso. É assustador. Na maioria das vezes, acaba com a gente de um jeito penoso e detestável.”
Sinopse:
O jovem Percy acaba de descobrir que seu pai é um Deus do Olimpo, e já é encarregado de uma tarefa hercúlea: impedir que a guerra divina destrua o mundo, recuperando o Raio de Zeus, uma arma divina que foi roubada.
Resenha Percy Jackson e o Ladrão de Raios
Fiquei impressionado! Antes da leitura, achava que Percy Jackson era uma cópia de Harry Potter e, apesar de ter algumas semelhanças (o jovem deslocado no mundo que descobre que na verdade, possui habilidades diferenciadas e pertence a outro “universo”), ele também tem o brilho próprio.
Esse brilho, vem principalmente na forma em que a obra é escrita, como se fosse o próprio Percy contando para o leitor a sua vida e seus percalços. Isso ficou demais!!
O livro se passa nos tempos atuais, então, colocar mitologia grega nessa história poderia ser bagunçado, mas o autor traz os elementos mágicos de forma muito simples, porém satisfatória.
Tem diversas conveniências, como apresentar que o Olimpo se encontra nos EUA, por ser o “centro do mundo”, mas sendo um livro infanto-juvenil, não é algo que atrapalhe.
Esbanjando simpatia, praticamente todos os personagens são divertidos e ajudam na narrativa. Percy é um jovem problemático, mas corajoso. Annabeth, filha de Atena, traz sabedoria ao grupo e o sátiro Grover, é aquele amigo para todos os momentos.
Sem contar, é claro, participações mais do que especiais de divindades como Ares, Hades, Zeus e Poseidon, bem como várias das criaturas místicas que conhecemos dessa mitologia.
Percy Jackson e o Ladrão de Raios, vale a pena?
Ainda que tenha algumas conveniências na história, Percy Jackson e o Ladrão de Raios, é uma leitura envolvente, com personagens carismáticos. Pretendo ler os volumes seguintes!
Nota: 8,5
Curiosidades sobre Percy Jackson e o Ladrão de Raios
O livro foi publicado em 2005 e marcou o início do universo literário de Rick Riordan, que começou a série inspirado nas histórias que contava para o filho, diagnosticado com TDAH e dislexia.
Essas características foram incorporadas ao próprio Percy, o que fez muitos jovens leitores se identificarem com o personagem. O sucesso foi tão grande que o livro ganhou uma adaptação para o cinema, e inspirou a série da Disney+.
Outro detalhe curioso é que Riordan escreveu a história inteira em apenas alguns meses, enquanto ainda trabalhava como professor de inglês e história. Ele queria criar algo que misturasse o aprendizado sobre mitologia com uma narrativa leve e divertida, e acertou em cheio!
* Participamos do programa de afiliados. Ao comprar através dos links postados, recebemos uma pequena comissão pela indicação, e isso não gera nenhum custo adicional para você.
