Yu Yu Hakusho Vol.1, traz uma aventura espiritual inusitada e divertida, onde um jovem rebelde descobre a vida após a morte de forma surpreendente.

Grande sucesso no Japão, o mangá foi publicado pela primeira em 1990, em seguida sendo adaptado para uma série de anime. Somente em 2014, chegou no Brasil através da Editora JBC.

Resenha Yu Yu Hakusho Vol.1 de Yoshihiro Togashi

Características da Yu Yu Hakusho

  • Mangaká: Yoshihiro Togashi
  • Editora: JBC
  • Edição: Outubro/2014
  • 200 Páginas

Sinopse

Yusuke é um jovem difícil. Com problemas em casa e uma personalidade bruta, é surpreendente que, ao ver uma criança prestes a ser atropelada, ele se jogue na frente do automóvel para salvá-la. Tão surpreendente que, mesmo agora depois da morte, o Mundo Espiritual não sabe o que fazer com ele…

Resenha Yu Yu Hakusho vol. 1

Eu só peguei este mangá porque achei em sebo. Tinha expectativas baixíssimas… e fui surpreendido!

Yusuke Urameshi, 14 anos, é um protagonista muito diferenciado. Nada de ter um plano de ser o maior “alguma coisa” do mundo ou apenas ser a pessoa mais boazinha que existe. Muito pelo contrário, o cara é um baita escroto! Bom, pelo menos numa primeira impressão.

Quando nós conhecemos melhor o personagem, entendemos um pouco o motivo de ele aparentar ser esse rebelde contra tudo e todos.

Após a sua “morte repentina”, Yusuke fica perdido entre mundos, sem ter um local para ir. Para tentar ajudá-lo e melhorar sua personalidade, surge uma Shinigami (Deusa da Morte) chamada Botan que o auxilia em algumas missões.

Resenha Yu Yu Hakusho Vol.1 de Yoshihiro Togashi

Foram nesses momentos que o mangá mais me surpreendeu, trazendo até passagens emocionantes, tratando sobre perda e o luto. E ainda tem um capítulo falando sobre um cachorrinho… bah, esse (quase) me arrancou lágrimas!

No geral, a narrativa é muito mais puxada para a comédia, acertando eu diria uns 85% das vezes. Tem certas piadas mais exageradas, que os japoneses adoram, mas que não fazem muito o meu estilo.

Gostei bastante também da arte! Muito estilosa, com os personagens bem expressivos. Tem vários momentos onde a arte fica mais caricata, que são hilários. Achei parecido com o que vi em Dragon Ball, no melhor sentido possível.

Mangá Yu Yu Hakusho vol. 1, vale a leitura?

Com certeza! Com um protagonista diferenciado e uma narrativa hilária, Yu Yu Hakusho conseguiu me conquistar facilmente. O mangá tem 19 volumes, todos já lançados aqui no Brasil. Agora começa a minha saga de correr atrás dos volumes restantes, mas definitivamente, quero ler tudo!

Pontos Positivos:

  • Personalidade do protagonista;
  • Estilo de arte;
  • Momentos emocionantes;

Pontos Negativos:

  • Algumas piadas exageradas demais.

⭐ Nota: 9,0


Curiosidades do Mangá

Yoshihiro Togashi, muito conhecido por seu trabalho em “Hunter x Hunter“, incorporou uma riqueza de detalhes e temas pessoais em “Yu Yu Hakusho”.

O mangaká desenvolveu o conceito da série inspirando-se em suas próprias experiências de infância e em filmes de terror clássicos. Ele queria explorar temas mais sombrios, como a morte e o sobrenatural, de uma maneira acessível para os jovens leitores.

Resenha Yu Yu Hakusho Vol.1 de Yoshihiro Togashi

Yoshihiro é casado com Naoko Takeuchi, criadora da série “Sailor Moon“. Em uma graciosa homenagem à obra de sua esposa, Togashi incluiu pequenos easter eggs em seu mangá, como o personagem Koenma, que aparece vestindo trajes similares aos de Tuxedo Mask, o icônico personagem da série.

Outra curiosidade, é a rapidez com que Togashi desenvolveu os primeiros esboços de “Yu Yu Hakusho“. Reportagens indicam que ele apresentou o conceito inicial e os esboços dos personagens para a Shueisha (editora japonesa do mangá) em um intervalo muito curto, algo não muito comum na indústria.

Ele também queria que o mangá tivesse lutas e torneios, elementos que se tornariam centrais nas sagas seguintes, embora o primeiro volume foque mais no aspecto investigativo e na introdução do mundo espiritual.


Adaptações

“Yu Yu Hakusho” não apenas ganhou popularidade como mangá, mas também como uma aclamada adaptação para anime, que começou a ser transmitida em 1992. O anime, produzido pela Studio Pierrot e dirigido por Noriyuki Abe, é frequentemente elogiado por sua fidelidade ao material original.

Comparando o anime com o mangá, é possível perceber algumas diferenças pontuais, já que o anime conseguiu expandir o background de personagens secundários, adicionando camadas a esse mundo fantástico. Alguns arcos narrativos do mangá foram condensados ou alterados para se ajustarem ao formato televisivo.

Resenha Yu Yu Hakusho Vol.1 de Yoshihiro Togashi
Foto: Reprodução Pierrot/Divulgação Netflix

Além da versão em anime, “Yu Yu Hakusho” foi adaptado em dois filmes de animação e uma série de OVAs (Original Video Animations). Essas adaptações exploram histórias paralelas ou continuam de onde a série de anime parou. Curiosamente, enquanto os OVAs foram bem recebidos, os filmes têm opiniões mistas tanto de críticos quanto de fãs, principalmente devido a desvios da trama principal e limitações de tempo de execução que afetam o desenvolvimento da história.

Por fim, também foi adaptado no formato live-action pela Netflix, em uma série de 5 episódios, que estreou em dezembro de 2023, ficando no top 10 de séries mais assistidas.


Antes de você ir…

Selecionamos alguns artigos que podem te interessar, confira:

* Participamos do programa de afiliados. Ao comprar através dos links postados, recebemos uma pequena comissão pela indicação, e isso não gera nenhum custo adicional para você.

O que você achou desse post?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?