Resenha Uzumaki de Junji Ito de Junji Ito
Uzumaki, obra-prima do mestre do terror Junji Ito, transforma espirais em elementos de horror psicológico numa pequena cidade japonesa.

Características de Uzumaki
- Escrito por: Junji Ito
- Tradução: Arnaldo Oka
- Editora: Devir Livraria
- Edição: 3ª edição
- 668 Páginas
Sinopse
A cidadezinha de Kurôzu é atormentada por uma maldição envolvendo espirais. A jovem Kirie Goshima tenta sobreviver em meio aos redemoinhos de loucura que a cercam…
“Se continuar aqui, eu vou enlouquecer.”
Resenha Uzumaki
PERTURBADOR! Foi meu segundo contato com Junji Ito (o primeiro foi com Fragmentos do Horror, que não gostei tanto) e agora sim, pude entender porque ele tem tantos administradores. Fiquei impactado, desde a arte bem detalhada, principalmente nos momentos grotescos, até o tipo de escrita do mangaká. Mesmo com quase 700 páginas, é um material agradável de ler. Agradável, entre muitas aspas, é claro…
O terror nonsense funciona perfeitamente. Cada vez que eu virava uma página, queria tapar os olhos, pois sabia que assim que eu chegasse na página seguinte, teria algum desenho digno de pesadelo me esperando.
E mesmo com todo o gore e situações absurdas apresentadas, a leitura é magnética. Eu me impactava, me enojava com o que via e ainda assim, eu queria seguir adiante. Este material vai ficar na minha mente por muuuuuito tempo.

Em especial, os Homo Moluscos… que coisa tenebrosa! E mesmo com o terror dominando, ainda teve momentos que achei engraçados! Alguns capítulos não causam tanto impacto, mas com essa quantidade de páginas, era de se esperar que nem tudo fosse perfeito.
A protagonista, Kirie, é uma boa personagem, mas aparece mais para ligar a história entre uma loucura e outra. Ah, e não aconselho ao leitor ficar muito ansioso por explicações ao final, pois ao meu ver, a conclusão da história, é a parte menos interessante. O negócio é embarcar na loucura e ir avançando no mangá, se o seu coração permitir…
Material brilhante ao mostrar situações doentias, com uma arte assustadoramente detalhada, nos momentos mais nojentos possíveis. E devo dizer, que desde essa leitura, quando vejo alguma espiral em algum lugar, o coração já acelera…
Pontos Positivos
- A arte é excepcionalmente detalhada, especialmente nas cenas grotescas
- A narrativa mantém o leitor engajado mesmo com elementos perturbadores
- O terror nonsense funciona de maneira efetiva e impactante
Pontos Negativos
- O final da história não mantém o mesmo nível do resto da obra
Livro Uzumaki, vale a leitura?
Se você gosta de terror, vale a leitura com certeza! Mesmo que a conclusão não seja a altura do restante da obra, foi uma jornada espetacular.
Curiosidades
O mangá foi originalmente publicado entre 1998 e 1999 na revista Big Comic Spirits e é considerado a obra-prima de Junji Ito. Rapidamente ganhou reconhecimento internacional, conquistando fãs em todo o mundo após seu lançamento.
A inspiração para criar Uzumaki surgiu quando Junji Ito tentava escrever uma história sobre pessoas vivendo em uma casa com formato linear, e acabou optando por usar a forma espiral para alcançar o efeito desejado.
O material não é recomendado para menores de idade devido ao seu teor violento e cenas fortes.

Comentários