Resenha 1793 de Niklas Natt och Dag
“1793“, uma dupla de investigadores bastante improvável, investiga um misterioso assassinato que desafia as convenções da época. Niklas Natt och Dag transporta o leitor para uma Estocolmo sombria, caótica e decadente.
Características de 1793
- Escrito por: Niklas Natt och Dag
- Tradução: Fernanda Abreu
- Editora: Intrínseca
- Edição: 1ª edição
- 432 Páginas
Sinopse
Numa Suécia em pleno caos social, um corpo sem os membros e sem os olhos é encontrado no Lago Ucharia pelo sentinela Mickel Cardell. O sentinela se junta ao advogado Cecil Winge para procurar o assassino, ainda que precisem ficar imersos num mar de podridão humana.
“Posso ver que o túmulo o aguarda com impaciência.”
Madame Sachs
Resenha 1793
Um bom livro! Confesso que pela maneira que ele inicia, achei que estava diante de uma obra prima da literatura mundial, mas o autor não conseguiu manter o alto nível.
Dentre os pontos positivos, temos a ambientação, que é absurda! Sujeira, poluição, pessoas passando fome, corpos nas ruas e um rei negligente, são apenas alguns pontos abordados. A escrita do Niklas é muito boa, com as descrições e metáforas que ele faz, eu não apenas conseguia imaginar o cenário perfeitamente, mas sentir cheiros e até embrulhar o estômago, numa passagem específica.
Teve um momento, onde o autor narra uma execução em praça pública que é de arrepiar de tão tenebrosa que a é cena descrita.
Com relação a história, ela começa apresentando a investigação do crime e os dois protagonistas, que aliás, são interessantes e se complementam. Claro que os dois também possuem problemas pessoais pesadíssimos.
Por volta da metade do livro, são inseridas mais duas narrativas na história, através dos personagens Christopher Blix, uma pessoa do interior que tenta alcançar o sucesso na cidade grande, e Anna Stina que é presa acusada de prostituição.
Ambos comem o pão que o diabo amassou e nós nos interessamos (e ficamos tristes) pela sua história. O problema é que a investigação fica de lado por um bom tempo, quebrando o ritmo.
O balde de água fria na minha leitura foi na parte final do livro. O crime é resolvido com muita antecedência, o que deixa um bom número de páginas só de dramas baratos (bem diferente do início da obra) e explicações no momento errado. O livro perde uma boa parte da sua intensidade. Faltou um clímax.
Pontos Positivos
- A ambientação histórica é extremamente detalhada e imersiva
- Personagens principais são bem construídos
- Escrita primorosa
Pontos Negativos
- O crime é resolvido prematuramente
- O final perde intensidade e se torna melodramático
Livro 1793, vale a leitura?
Concluindo, este livro tem uma das melhores ambientações que já li, situações que vão te dar calafrios e bons personagens. O que faltou foi manter o ritmo e ter um final mais impactante e corajoso.
- Natt och Dag, Niklas (Author)
Comentários