Resenha Carnificina Americana de Bryan Hill
“Carnificina Americana” é um quadrinho policial que aborda as tensões sociais e políticas dos Estados Unidos contemporâneos através da missão de um agente do FBI em desgraça.
Características de Carnificina Americana
- Escrito por: Bryan Hill
- Desenhos: Leandro Hernandez
- Cores: Dean White
- Tradução: Érico Assis
- Editora: Panini
- Edição: 1ª edição
- 216 Páginas
Sinopse
Deixado de lado pelo FBI após cometer uma grande falha, o agente Richard Wright busca redenção numa missão perigosa: se infiltrar num grupo supremacista e recolher todo tipo de prova possível para levar os culpados à Justiça.
Resenha Carnificina Americana
Quadrinho policial muito interessante, profundo e repleto de críticas sociais. Não é o meu assunto preferido, mas quando é bem inserido na trama, não me incomoda.
Lançado em 2019, durante o governo de Donald Trump), o roteirista Bryan Hill não poupa críticas ao tipo de americano que começou a surgir das catabumbas e ganhar destaque nos últimos tempos: se dizem superiores, donos da América, e alegam que todos os outros grupos étnicos estão atrapalhando e impedindo o país de atingir a grandeza.
A forma que o roteiro aborda esse tema, é na figura do personagem Wynn Allen Morgan, um ativista candidato ao Senado que demonstra todas essas ideias supremacistas, mas sem citar diretamente palavras venenosas como “raça ariana”, “neozismo” e “supremacia”, ou seja, vira o queridinho de uma parcela da população e ainda não ofende alguns “distraídos” que compram essa ideia.
Após ter um colega negro assassinado, a Agente Sheila Curry é única no FBI interessada em resolver o caso, que tem grande envolvimento de Morgan e de seus asseclas. Por isso ela recruta o agente em desgraça Wright, de ascendência afro-americana, mas que tem a cor clara o suficiente para se infiltrar no grupo de Morgan.
A trama é ácida, bem conduzida e tem bons personagens. Os desenhos do Hernandez combinam bem com a abordagem do quadrinho, trazendo uma vibe bem urbana. Achei a arte meio parecida com o que vi e adoro nos quadrinhos de 100 Balas.
Porém o roteiro foi apressado na conclusão da história. Achei estranho ter 9 capítulos apenas, não posso dizer com certeza, mas talvez o tema do gibi tenha sido espinhoso demais pra editora e podem ter pedido pra finalizar antes. Não busquei nada, estou apenas especulando.
Pontos Positivos
- Crítica social relevante
- Trama policial bem construída com personagens consistentes
- Arte visual urbana que complementa bem a narrativa
Pontos Negativos
- Desenvolvimento potencialmente limitado por questões editoriais
Livro Carnificina Americana, vale a leitura?
Com certeza! Valeu demais a leitura, com uma boa história policial e urbana e abordando temas atuais de forma satisfatória.
Comentários