Resenha Novo Mundo em Chamas de Viktor Waewell
“Novo Mundo em Chamas” é uma leitura indispensável para fãs de ficção histórica. Ambientado no Brasil no século XVII, o romance aborda a resistência de Palmares e traz personagens históricos e fictícios que enriquecem a trama com suas histórias e dilemas.
Características de Novo Mundo em Chamas
- Escrito por: Víktor Waewell
- Editora: Víktor Waewell
- Edição: Setembro/2020
- 414 Páginas
- Disponível no Kindle Unlimited
Sinopse
Após ajudar na expulsão dos holandeses do Nordeste em 1654, Ernesto, um negro nascido livre, pensou que poderia descansar e cuidar de seu filho. No entanto, os fidalgos viram suas armas para a região de Palmares, com o objetivo de recapturar escravos. Mas antes do ataque enviam Ernesto e Inaiê, um guia indígena para descobrir a melhor rota de ataque. Mas será que Ernesto está lutando pelo lado certo?
Resenha Novo Mundo em Chamas
Espetacular! Viktor fez uma ficção histórica de qualidade se passando aqui no nosso país, com personagens interessantes e uma aula de história. Dentre os personagens criados, Ernesto chama atenção pela sua moral e coragem.
O índio Inaiê fornece os melhores diálogos e a guerreira Diara também merece destaque, aliás, eu queria que ela aparecesse mais. Dentre as figuras históricas, temos a princesa Africana Aqualtune e o guerreiro líder Ganga Zumba, ambos, enriquecendo a história. Há um excelente personagem para odiar:Jeremias. Esse daí, me dava raiva sempre que aparecia!
“O caminho, qualquer que seja, pode ser ensinado, mostrado, descrito. Você pode contar com um guia, como sou eu nesta expedição, ou um mapa, como são as canções e palavras antigas. Porém, para trilhar, só a própria pessoa pode fazer com suas pernas.” – Inaiê
O ritmo da obra é muito bom. O livro começa numa batalha e a descrição do conflito é bem detalhada.. Só há outra batalha na mesma escala perto do final, mas a espera recompensa.
Adorei os momentos em Palmares, ainda mais depois de ver toda a pesquisa que o autor fez para retratar o local.
Um detalhe que me incomodou foi a jornada da personagem Teresa. Acho que mais uns capítulos poderiam desenvolvê-la melhor.
Pontos Positivos:
- Ambientação;
- Descrição das batalhas;
- Nível alto de pesquisa do autor;
Pontos Negativos:
- A jornada da Teresa poderia ser um pouco mais desenvolvida;
Livro Novo Mundo em Chamas, vale a leitura?
Concluindo, uma obra de muita qualidade, respeito, transbordando cultura e com personagens cativantes. Já quero ler pra ontem novas obras do autor!
⭐ Nota: 9,3
Curiosidades
Viktor Waewell realizou uma pesquisa extensa para garantir a precisão histórica em “Novo Mundo em Chamas”. O autor se debruçou sobre documentos e relatos históricos para retratar fielmente a época e os eventos relacionados ao Quilombo dos Palmares.
E juntamente com os personagens fictícios, Waewell incorporou figuras históricas reais como a princesa africana Aqualtune e o líder Ganga Zumba. Essas figuras desempenharam papéis cruciais na resistência contra as investidas coloniais.
Antes de você ir…
Selecionamos alguns artigos que podem te interessar, confira:
Comentários